Com a vida cada vez mais corrida, não possuímos tempo para fazer uma refeição adequada e encontrarmos nos alimentos industrializados uma saída. São opções práticas e rápidas, porém com um baixo valor nutritivo e ricas em conservantes que trazem diversos malefícios à saúde.
Existem alimentos industrializados saudáveis, porém é preciso saber selecioná-los. A indústria disponibiliza novos produtos funcionais ricos em fibras, lights, diet, barras de proteínas, alimentos à base de soja... O ideal é evitar aqueles produtos com alto teor de lipídeos (gordura) e carboidratos. Uma dica é observar os rótulos dos produtos, analisando a sua composição nutricional e ter maior cuidado com conservantes, corantes, acidulantes entre outros, que possuem um limite para ingestão máxima, pois podem em grande quantidade trazer malefícios à saúde.
É essencial realizar seis refeições diárias para mantermos uma sensação de saciedade e evitarmos “deslizes”. Devemos destacar os lanches, que devem conter alimentos ricos em carboidratos, já que fornecem energia para nos mantermos saciados (frutas são excelentes opções para estes horários!). Lembre-se em não ficar sem comer por mais de três horas, desta maneira a chance de exagerar na próxima refeição é muito menor, e ainda por cima alimentando-se com esta freqüência seu metabolismo estará sempre funcionando, o que para quem está fazendo dieta é fundamental para a perda de peso! A água é outro componente que durante o dia é fundamental estar presente, pois é muito importante para a hidratação corporal e o transporte de nutrientes. Praticar exercícios é recomendado, se quisermos manter uma vida ainda mais saudável!
A alimentação está diretamente ligada ao nosso estilo de vida e sabemos que nos dias de hoje as diversas atividades que exercemos nos atrapalham na hora de manter hábitos saudáveis. O importante é fugir dessas alternativas cada vez mais industrializadas e prejudiciais e adotar medidas mais naturais para melhorar a nossa saúde!