segunda-feira, 6 de julho de 2009

A importância das vitaminas...


Aproveitando a última postagem sobre as Feiras Ecológicas, ai vai uma dica sobre as vitaminas e em quais alimentos podemos encontrá-las!


Observar o tipo de alimento e sua qualidade é muito importante. Um dos pontos a ser observado são as vitaminas. Elas são as responsáveis por milhares de efeitos no nosso corpo, desde o brilho do cabelo, saúde da pele e até nossa disposição. As vitaminas são substâncias necessárias para o metabolismo, mas que não podem ser produzidas em nosso corpo e se faltarem na nossa alimentação, provocarão manifestações de carência ao nosso organismo. Estes efeitos são causados pela má ingestão (diminuída ou aumentada), alterações no metabolismo ou flora intestinal. Buscar as vitaminas nos alimentos é essencial e por isso aí vão algumas dicas de onde procurá-las e o porquê de sua importância!

A vitamina C, famosa por na sua ausência causar escorbuto é encontrada no mamão papaia, suco de açaí, brócolis, morango, suco de laranja, manga... Ela está também associada com a prevenção da gripe e no processo de cicatrização.
A vitamina E tem como suas fontes os azeites vegetais, a batata, cereais e verduras frescas. Esta vitamina protege do câncer, das inflamações articulares e das complicações do diabetes.
Já a vitamina B1, ou Tiamina, tem como característica na sua ausência a perda de forças ou até a paralisia de membros, falta de memória, falta de ar, aumento do coração, palpitações e taquicardia. Os alimentos onde podemos encontrar esta vitamina são as carnes sem gorduras, cereais, nozes, verduras, castanha do caju, espinafre.
A vitamina A, associada com a cegueira também pode causar outras inúmeras manifestações se não for corretamente ingerida, como por exemplo, a pele pode ficar mais seca, unhas e cabelos quebradiços, há alterações no olfato, paladar, o sistema digestivo também fica afetado, entre outras inúmeras alterações decorrentes. Encontramos a vitamina A na cenoura crua, chicória, espinafre, pepino, alface, lentilha, abacate, feijão....

Existem outras inúmeras vitaminas que assim como estas são importantíssimas. E para não nos prejudicarmos com sua falta devemos sempre estar procurando ter uma alimentação rica em frutas, vegetais, derivados do leite, entre outros. Nunca esqueça, um prato bem colorido é significado de muitas variedades de vitaminas e de uma vida mais saudável.

Um comentário:

  1. Oi Mari..adorei as orientações em relação as vitaminas! Gostaria de sugerir um post sobre nutrição durante a gravidez! PARABÉNS PELO BLOG!!! Bju

    ResponderExcluir