quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Salada de Soja


Para completar a última postagem, vai uma receita...


Salada de Soja


Ingredientes:

- 2 xícaras de Soja em Grãos

- 3 tomates maduros

- 1 pimentão verde

- 1 pimentão vermelho

- 1 cenoura média ralada

- 2 cebolas médias

- cheiro verde a gosto

- óleo de canola ou azeite, sal e vinagre ou limão

Modo de preparo:

Deixe a Soja em Grãos de molho em água quente por 2 horas, depois lave-a bem e cozinhe em panela de pressão por 1 hora, retire os grãos já cozidos e deixe esfriar. Pique e misture todos os ingredientes e tempere com óleo ou azeite, sal e vinagre a gosto.


DICA: Use os legumes e verduras de sua preferência para variar esta salada, sempre caprichando no tempero.

Benefícios da Soja

Segue abaixo uma reportagem que saiu no Jornal Hoje sobre a soja... bem interessante!


Conheça os benefícios da soja

Pesquisadores brasileiros estão conseguindo potencializar os efeitos da soja no organismo. Esse grão diminui os efeitos da menopausa, combate o câncer e retarda o envelhecimento.

Paulo Gonçalves - Campinas

Aos 80 anos de idade um pesquisador da Universidade de Campinas tem um segredo para toda essa energia. “Todos os dias estou tomando soja também”, conta Cléber Silveira Moraes, doutor em ciências de alimentos (Unicamp).

Ele conhece os benefícios. É o responsável pela descoberta de um composto que extrai os nutrientes da soja.

O estudo isolou a isoflavona, substância química que substitui os hormônios femininos reduzidos durante a menopausa. Ela tem uma absorção difícil no organismo por causa da glicose e boa parte dos nutrientes acaba eliminada. No laboratório da Unicamp o trabalho do pesquisador foi separar a glicose da isoflavona, para evitar a perda dos nutrientes.

“Seria como potencializar a absorção desse composto, no caso a isoflavona. Ela sem a glicose é mais facilmente absorvida. Portanto depois de absorvida ela vai trazer todos os benefícios com maior intensidade”, explica.

Os benefícios são muitos. “Estudos mostram que a isoflavona pode diminuir os feitos da menopausa nas mulheres como sudorese, dores e cansaço. Como é um alimento funcional pode atuar em várias funções. Ela também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata, ela tem atividade antioxidante, envelhecimento precoce. Além disso é usado na osteoporose, redução do colesterol”.

A soja ainda tem vitamina E que combate o envelhecimento, saponina que previne esclerose das artérias, lecitina que ativa células do cérebro, fibras que ajudam no funcionamento do intestino e o cálcio que fortalece os ossos.

Os benefícios são comprovados pela ciência e pelos orientais que esbanjam vitalidade com ingestão diária no cardápio. Alguns produtos a base de soja são mais indicados, pois tem uma melhor absorção dos nutrientes no organismo. É o caso do queijo tofu, e do missushyro, feito a base dessa pasta que é o myssu.

Por que esses alimentos são mais saudáveis? “Porque eles são fermentados. No processo eles recebem bactérias que quebram a cadeia de nutrientes e então fica melhor para serem digeridos”, explica a nutricionista.

A nutricionista mostra algumas opções para o consumo de soja. “Nós temos o extrato de soja puro, com isso você pode preparar receitas de bolo, pudim e biscoitos. Aqui nós trouxemos uma sugestão de salada de frutas, com uma farofa de soja, moída. Nós temos o leite em duas versões. Nós fazemos de um jeito em que fique com mais nutrientes. Você pode bater com uma fruta de sua preferência”.

Para ter o efeito benéfico a indicação é de 30 miligramas por dia. Isso equivale a duas colheres de sopa do produto in natura.

No caso do tofu essa quantidade pode ser obtida com duas fatias do queijo. Já no leite a recomendação diária só é atendida com a ingestão de um litro de leite.

Os 56 anos de idade e com os efeitos da menopausa incomodando, a dona Fátima incorporou os grãos de soja no cardápio das saladas. Também usa suco e um pó de soja para mistura no leite.

“Eu sentia muito desânimo, era assim muito cansada, dores no corpo todo, não dormia bem a noite. Depois que eu passei a usar soja todos os sintomas melhoraram... Eu recomendo”.

Uma dica importante: para consumir a soja você deve cozinha-lá primeiro. O legal é bater em um liquidificador o grão já cozido com a água da fervura. Fica como um purê. Assim você não perde a isoflavona que foi liberada na água.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tomate Recheado

Uma boa idéia para o jantar nesta época de calor...

Ingredientes:
1 Tomate grande
4 colheres de sopa cheias de ricota ou queijo cottage
Salsinha
Cebolinha

Modo de Preparo:
Lavar os tomates. Para abrir o tomate, cortar a tampa superior e retirar delicadamente a semente. Em um recipiente misturar o cottage com a ricota amassada. Temperar com a salsinha, cebolinha, sal e outras ervas. Misturar tudo e rechear cada tomate, de forma a ultrapassar um pouco a borda. Polvilhar um pouco de queijo ralado em cima dos tomates. Colocar no forno até dourar.

Obs.: O recheio do tomate pode variar bastante. Assim como pode variar também o legume, pôr exemplo, barquinhas de abobrinha recheadas também é uma opção interessante.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quinoa

A quinoa é um grão que teve seu cultivo iniciado há mais de cinco mil anos nos Andes bolivianos, e juntamente com o milho e a batata, a quinoa era base da alimentação no império Inca.
Este alimento é rico em fibras, que colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o nosso organismo.
Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.

Segue uma receita para introduzir a Quinoa no seu cardápio!

Salada de Quinoa

Ingredientes:
• 100 g de tomates cerejas
• ½pé de alfaçe
• ½pé de rúcula
• Duas cenouras cozidas
• Duas colheres de sopa de quinoa flocos cozida no micro por 2 min.
• Uma colheres de sopa de gergelim
• ½colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de fazer: Arrume a quinoa e a cenoura em cima das folhas e salpique o gergelim. Regue com oliva.

Rendimento: uma porção - 123 calorias.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Alerta!



A obesidade é um dos distúrbios metabólicos mais antigos, sendo definida, de forma resumida, como o grau de armazenamento de gordura no organismo associado a riscos para saúde, devido a sua relação com várias complicações metabólicas. Ela está relacionada com a maneira de viver e às condições efetivas de vida e saúde de sociedades, classes, grupos e indivíduos. Sabe-se que a ocorrência de obesidade em vários membros da mesma família pode estar associada tanto a fatores genéticos como hábitos de vida. Porém a obesidade dos pais leva um risco aumentado para 2 vezes maior dos filhos desenvolverem esta doença.

Estudos epidemiológicos em populações latino-americanas têm relatado dados alarmantes, mostrando que a obesidade pode se tornar mais freqüente e mais grave que a desnutrição. É o fenômeno da transição nutricional, que sobrecarrega nosso sistema de saúde com uma demanda crescente de atendimento a doenças crônicas relacionadas com a obesidade, como o diabetes tipo 2, a doença coronariana, a hipertensão arterial e diversos tipos de câncer.

No Brasil, estima-se que 12,7% das mulheres e 8,8% dos homens adultos são obesos. Sendo que a prevalência mais alta está nas regiões Sul e Sudeste do país.

Por isso, mesmo que soe repetido, para que estes dados não aumentem, é bom lembrar da importância de uma alimentação regrada e, sempre que possível, da prática diária de exercícios físicos. Fique atento!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fibras Alimentares


As fibras alimentares são substâncias vegetais que apesar de não serem digeridas pelo homem são de grande importância para o bom funcionamento do organismo. O consumo regular de fibras aumenta o trânsito intestinal e estudos têm demonstrado sua grande importância no controle da obesidade e diabetes, redução do colesterol, prevenção do câncer de cólon e do reto e outras doenças intestinais como a constipação.

As fibras são divididas em dois grupos:

Fibras solúveis: retardam o esvaziamento gástrico e o tempo de trânsito intestinal, diminuem a absorção de glicose e colesterol. (farelo de aveia, cenoura cozida...)
Fibras insolúveis: apresentam efeito mecânico no trato gastrointestinal pouco fermentáveis, aumentam o bolo fecal, aceleram o tempo do trânsito intestinal pela absorção de água. (farelo de trigo, leguminosas - feijão, lentilha -, frutas com cascas - maçã, pêra -, vegetais folhosos).

A seguir uma receita rica em fibras e fácil de fazer:

Bolo de maçã, aveia e canela

1 xícara de açúcar;
100g de margarina;
2 ovos;
3 maçãs cortadas em cubinhos;
1 colher de sopa de fermento;
1 xícara de aveia em flocos fino;
1 xícara de farinha de trigo;
1 colher de sopa de canela em pó
Modo de Preparo: misturar tudo sem bater e colocar em forma untada levando logo após ao forno.